Colab | Como montar um curríulo

20:58


Heeey pessoas! Hoje eu vou estrear o nosso espaço "Colaborador por um dia" do grupo Blogs Up.  E a minha dica é "Como montar um currículo". Pode parecer um bicho de 7 cabeças, mas acredite, é muito mais fácil do que se imagina. 

Eu não sou uma expert quando o assunto é currículos (ou curriculum vitae como era chamado) muito menos tenho habilidade no setor de Recursos Humanos, mas a ideia surgiu depois de organizar alguns currículos aqui onde eu trabalho.

Ao meu ver, um currículo bom vai além do seu conteúdo, isto é, não adianta você ter trabalhado em boas empresas e ter feitos ótimos cursos, se você não consegue montar seu currículo de forma harmônica e com todas as informações necessárias.

Acho que a coisa mais importante é manter o telefone de contato atualizado e ter um e-mail decente para que a empresa  entre em contato com você. Nada de mariazinha.recrutagirls@example.com muito menos gatosarado@exempla.com. Você tem que ter um e-mail PROFISSIONAL, como ana.cristina@exemple.com. O e-mail profissional deve ser discreto e, preferencialmente, utilizando o seu nome para cria-lo.

No Google, você pode encontrar vários modelos de currículo já em DOC (extensão usada para arquivos do Word) em que você pode se basear.  Mas fuja dos muito "elaborados" como com muitas cores e detalhes. Nesse caso, menos é mais.

Primeiro de tudo: informações básicas como seu nome completo, endereço (incluindo o CEP), e-mail e telefones para contato (especificando celulares e telefones fixos) assim como o modelo abaixo:
Ex.
Lihz Santos, 23 anos, brasileira
Rua José Cardoso de Mello, n° 123, Jardim das Flores
São Paulo - CEP: 11524-038


No exemplo acima (deixado em negrito só pra ilustrar), tanto faz se você deixar "centralizado" ou "margem esquerda", desde que as informações estejam corretas e atualizadas. Já na parte de escolaridade, você deve colocar as escolas em que você estudou e se está fazendo faculdade/curso técnico/pós graduação.. Enfim, aqui você coloca as escolas onde estuda ou estudou e, se for por exemplo, o seu ensino médio assim:


Unidade Básica de Ensino Rui Barbosa - 1º Grau - Completo 
Escola Profº Ary de Oliveira Garcia - 2º Grau - Completo (substitua por "Incompleto" ou "Cursando")

No caso de cursos já concluídos, o esquema é quase o mesmo, porém é válido colocar o ano de conclusão (que você também pode colocar no exemplo acima):
Exemplo:
Técnicas de Auto-maquiagem e produção pessoal SENAC - 2015
Informática Básica SENAI - 2011

Para você, que está cursando faculdade e está montando um currículo para uma vaga específica, vale colocar a previsão de término do curso todo, ficando assim:
Exemplo:
Estética e Cosmetologia - Unimonte Santos - Cursando previsão 2020

Agora vamos aos empregos. Você já trabalhou antes? Se a resposta for não, você pode pular essa parte. Mas se você já trabalhou, mesmo que for um estágio ou até mesmo trabalho voluntário, essa é a hora de falar, digo, escrever. Aqui também vale a dica de escrever o período em que você permaneceu no emprego e, além disso, colocar qual era a sua função no local:
Exemplo:
Clínica de beleza Spa Guetti - Auxiliar de cabeleireiro, Março de 2012 à Janeiro de 2014

Então nosso currículo ficou assim:

Lihz Stos, 23 anos
Rua José Cardoso de Melo, nº 123, Jardim das Flores
São Paulo, CEP 11524-038
Celular: (xx) 5555-0967 e (xx)99980-0000

Escolaridade:
Unidade Básica de Ensino Rui Barbosa - 1º Grau - Completo 
Escola Profº Ary de Oliveira Garcia - 2º Grau - Completo
Universidade Montes Claros - Cursando, previsão de término em 2010

Idiomas* (não foi citado lá em cima, mas se você tiver nem que seja o nível básico de inglês, vale a pena colocar no currículo)
Wizard - Nível Intermediário

Experiência:

Clínica de beleza Spa Guetti - Auxiliar de cabeleireiro, Março de 2012 à Janeiro de 2014

Informações adicionais: (aqui você pode colocar outros cursos de menor importância, como cursos de artesanato, participações em feiras, congressos e afins)
Beauty Fair 2015
Adventure Fair 2013
Autocad 2D SENAI

Como eu disse, você pode editar um modelo pronto (que você pode baixar pelo Google mesmo) ou você pode criar o seu próprio modelo mas lembre-se que, menos é mais!

















You Might Also Like

0 comentários