Começando a blogar | por Lihz Stos
09:00
Com o boom da informatização, o número de pessoas com acesso a internet cresceu numa velocidade absurda e com isso. muitas pessoas tem vontade de começar um blog simplesmente por gostarem de escrever. Mas será que esse é um bom motivo para começar um blog?
Hoje em dia, com a disseminação da "Profissão Blogueira(o)", faz com que muitas crianças e adolescentes tenham a ideia errada de ter um blog para ganhar dinheiro (não que isso seja errado, mas acaba sendo visto como um "trabalho fácil" com lucros absurdos e rápidos). Muitos imploram por curtidas e seguidores, likes em fotos e suplicam por parcerias com marcas grandes sejam elas quais forem.
O fato de uma pessoa gostar de escrever, não quer dizer necessariamente que ela possa ter um blog. O blog precisa ter um nicho, assunto, regularidade em suas publicações e textos que tenham algo para oferecer a quem o lê: seja para o entretenimento, pesquisa, relato ou até mesmo uma fofoca.
Vejo muito por aí, blogs sem qualquer rumo, texto desorganizado... Onde parece que quem escreveu simplesmente jogou o brainstorming na tela e pronto. Para você, que quer ter um blog, faça-se as seguintes perguntas:
- Tenho algo à oferecer? Essa é uma pergunta crucial para começar, pois blog não é só um emaranhado de palavras sem nexo.
- Tenho domínio sob o assunto? Você não pode abraçar o mundo com as pernas, afinal nem Jesus Cristo conseguiu agradar a todos... Você não consegue ser boa/bom em todos os assuntos. Se apegue ao que lhe for mais confortável.
- Eu sei escrever? Pode parecer banal, mas eu como leitora, já deixei de ler vários posts por problemas na visualização do texto. Este se faz por falta de espaçamento depois de vírgulas, parágrafos perdidos, textos sem justificação, entre outros.
- Tenho tempo para me dedicar? Parcerias não caem do céu, ou você acha que as blogueiras famosas acordaram famosas? Houve muita ralação e suor, muita pesquisa e criação de conteúdo para chegar onde chegaram
- Tenho tempo para divulgar o que escrevo? Não, não estou falando em trocar seguidores em blogs e curtidas em fanpages. Reconhecimento é bom, e quem não gosta? Quando escrevemos algo, seja ela uma resenha de livro, cosmético, filme, conto, poesia, etc queremos que seja visto pelo maior número de pessoas, logo, precisamos de tempo para divulgar e fazer ser visto nosso trabalho.
O texto acabou virando um desabafo por conta desse cansaço em ver blogs sem qualidade feito por crianças que querem ganhar dinheiro e serem "famosos(as)". Ser blogueiro dá trabalho, onde você precisa de tempo para pesquisar, escrever e divulgar. Por menos crianças na blogosfera postando textos sem rumo. Por menos troca de likes. Por menos banalização dos blogueiros (pois ralamos e muito para criar conteúdo). Eu voto sim!
0 comentários